Login
Atualizado a 22 Jul, 2019

Nortada abre as portas e mostra como faz cerveja!

Fábrica Nortada

A tarde de domingo já ia a meio quando se abriram as portas da Fábrica Nortada, na icónica Rua de Sá da Bandeira, no Porto, para receber os vencedores do passatempo “Quem manda és tu”.


A cervejeira organizou um passatempo para decidir como será a nova edição especial limitada, da Cerveja Nortada, que vai ser lançada no próximo dia 24 de abril. Foi com a orientação da Mestre Cervejeira, Diana Canas que os participantes fizeram uma visita guiada à fábrica.

Fábrica Nortada

Diana Canas começou por explicar como se faz a cerveja, quais os principais ingredientes, os cuidados que têm com a água utilizada e quais as etapas de produção: moagem, brassagem, ebulição, fermentação, enchimento e distribuição.

Para isso mostrou os vários tanques onde se faz a preparação, tanto na sala de entrada como no piso inferior, deu a conhecer o processo de preparação da água – essencial no processo –, a introdução da cevada, a retirada do oxigénio, a distribuição entre os vários tanques, o processo de rotulagem e lavagem das garrafas, o enchimento e encapsulamento ou a distribuição por diferentes tubos que abastecem os tanques e as torneiras do bar da Fábrica Nortada.

Fábrica Nortada

É precisamente o processo de produção em particular que permite que a Nortada seja uma cerveja limpa, mas que mantém todas as nuances do sabor do malte. Porto Lager, Vienna Lager, Brown Porter, Imperial Stout, e India Pale Ale são apenas algumas referências lá produzidas, às quais se vai juntar a nova Tequila Lager.

No primeiro piso da fábrica existe um laboratório onde se fazem as provas de qualidade e as experiências necessárias à criação de novas referências. Foi precisamente aí que os participantes foram desafiados a misturar os ingredientes da nova cerveja, em diferentes quantidades, para perceber o desafio e a dificuldade de produzir uma Lager com o equilíbrio correto. É importante chegar-se à “drinkability”, a capacidade de beber uma cerveja e querer repeti-la.

Fábrica Nortada
“Uma Lager, a típica loira, pode demorar entre duas a quatro semanas a estar finalizada”, explica Diana Canas. Com traços de tequila, sal e limão, a Tequila Lager já está em produção e só estará finalizada antes do lançamento ao público, a 24 de abril, mesmo a tempo de assinalar os 45 anos do 25 de abril.

Fábrica Nortada

Entretanto, é possível visitar a Fábrica Nortada no Porto e conhecer as outras especialidades, que podem ser acompanhadas por petiscos a harmonizar. Em determinados dias também há música ao vivo!

Fábrica Nortada