Login

Quinta de Camarate: novas colheitas de 2017

Quinta de Camarate Branco Doce

 

A José Maria da Fonseca acaba de lançar novas colheitas de 2017, dos vinhos Quinta de Camarate Branco Seco e Quinta de Camarate Branco Doce.


Localizada na Península de Setúbal, em Azeitão, esta quinta pertencente à família Soares Franco desde 1914 tem uma área de 120ha, 39ha dos quais de vinha. A restante parte é utilizada para pasto das ovelhas que estão na origem ao queijo de Azeitão, animal representado nos rótulos da gama.

Nesta propriedade está também plantada a coleção ampelográfica da José Maria da Fonseca, atualmente com mais de 560 diferentes castas de todo o mundo.


O Quinta de Camarate Branco Seco produzido desde 1986, era inicialmente resultado das castas Moscatel de Setúbal, Riesling e Gewurztraminer. Na década de 90, estas castas estrangeiras foram substituídas por duas oriundas da Região dos Vinhos Verdes, Loureiro e Alvarinho.

 

Quinta de Camarate Branco Seco


Em 2007, o Loureiro foi substituído pelo Verdelho, com o objetivo de dar mais complexidade ao vinho. A casta Moscatel foi diminuindo gradualmente para dar espaço aromático às outras duas castas, vindo a sair do lote a partir da colheita de 2009. Atualmente o vinho resulta de um lote de Alvarinho e Verdelho.


O Quinta de Camarate Branco Doce é um blend de Alvarinho e Loureiro. O vinho é ideal para ser servido como aperitivo, como acompanhamento de cozinha asiática ou sobremesas, como doces de ovos.

 

 

 

Ficha Técnica do Quinta de Camarate Branco Doce

 

Ficha Técnica do Quinta de Camarate Branco Seco