Login

Ontem: a novidade dos Vinhos Conceito

ONTEM Tinto 2015
 
Os Vinhos Conceito têm um novo vinho no mercado: o Ontem. O vinho resulta de uma parceria entre a enóloga Rita Marques, Manuel Sapage, enólogo duriense, e Luis Antunes, professor e especialista em vinhos.
 
Foi na aldeia de Aveloso, no concelho de Mêda, que encontraram terrenos aparentemente abandonados com vinhas muito velhas.  Atualmente com pouco mais de 200 habitantes, na sua maioria população envelhecida, os sócios dos Vinhos Conceito perceberam a dificuldade da comunidade em dar continuidade à cultura da vinha e do vinho.
 
Com o apoio da população local que se envolveu em todo o processo de vinificação, o resultado é um vinho numa edição limitada de 900 garrafas de tinto e de branco.
 
O Ontem Tinto 2015, com um PVP recomendado de 35€, é produzido a partir de uma mistura de castas autóctones como a Rufete, Baga, João de Santarém, Touriga Franca, Bastardo e Tinta Roriz. Já o Ontem Branco 2016, com um PVP de 25€, segue o mesmo princípio e resulta da mistura de castas antigas que incluem Rabigato, Verdelho, Síria, Dona Branca e Encruzado.
 
A mistura entre castas, entre brancas e tintas, ocorre na própria vinha, obrigando a vindimar duas vezes, em datas diferentes, para o branco e para o tinto. Como é usual nos vinhos da casa Conceito, a data de vindima é marcada para que a frescura natural das uvas seja o pendor fundamental do vinho, sem correções.
 
O rótulo foi criado pelo artista Paulo Humberto, conhecido na street art por Destroy Trash, a partir de uma obra da sua autoria. Um olhar intenso rodeado por rugas que representam a sabedoria de gerações e um grafismo orientado para o passado, que fazem lembrar as máquinas de escrever antigas, compõem a imagem escolhida para traduzir a homenagem desta garrafa à tradição e à velha forma de fazer vinho, em sítios impossíveis.
 
Os vinhos serão disponibilizados, em exclusivo, pela OnWine Distribuição Nacional e podem ser encontrados em garrafeiras especializadas.