Log in

Rui Silvestre leva gastronomia portuguesa à Tailândia

Chef Rui Silvestre

O Chef Rui Silvestre vai participar num dos mais antigos festivais de culinária de Banguecoque, que faz um tributo à cultura da comida de rua, típica na capital da Tailândia.

De 2 a 8 de setembro, Rui Silvestre vai estar acompanhado dos melhores chefs do mundo, na 20ª edição do World Gourmet Festival. São dezasseis Chefs de nove países do mundo para apresentar um festim internacional de culinária, no hotel Anantara Siam, em Banguecoque.

Em 2015, Rui Silvestre tornou-se o Chef português mais novo a receber uma estrela Michelin, quando comandava a cozinha do restaurante Bon Bon, no Carvoeiro. No início deste ano, foi nomeado Chef de cozinha do restaurante Vistas (Monte Rei Golf & Country Club), em Vila Nova de Cacela.

Nascido em Valongo, no norte de Portugal, mudou-se aos dez anos de idade para o Algarve, onde vive desde então. Anteriormente, trabalhou com o também vencedor de uma estrela Michelin, Christophe Bacquié, no Hotel La Ferme Saint Siméon, em França, e ainda no restaurante Costes, em Budapeste, liderado por Miguel Rocha Vieira.

Os pratos apresentados pelo Chef combinam técnicas francesas com os sabores portugueses, inspirados em ingredientes naturais, como o peixe e o marisco do Algarve.

Também confirmados para participar na 20ª edição do World Gourmet Festival, encontram-se:

  • Wolfgang Becker: Restaurante Becker’s, em Trier, Alemanha (2 estrelas Michelin);
  • Hervé Deville: Momo, em Londres, Reino Unido;
  • Alan Geaam: Alan Geaam em Paris, França (1 estrela Michelin);
  • Kai Ho: Taïrroir, em Taipé, Taiwan (2 estrelas Michelin);
  • Chiho Kanzaki e Marcelo di Giacomo: Virtus, em Paris, França (1 estrela Michelin);
  • Ian Kittichai: Restaurante Club Issaya Siamese, em Banguecoque, Tailândia; Restaurante Tangerine, em Singapura; e ainda Spot Dessert Bar em Nova Iorque, Estados Unidos da América;
  • Hideki Ii: Shirosaka, em Tóquio, Japão (1 estrela Michelin);
  • Richie Lin: Mume, em Taipé, Taiwan (1 estrela Michelin);
  • Angel Zapata Martin: Barrafina, em Londres, Reino Unido (1 estrela Michelin);
  • Hajime Otowa and So Otowa: Ciel et Sol, em Tóquio, Japão (1 estrela Michelin);
  • Andrea Spagoni: BeefBar, em Hong Kong (1 estrela Michelin);
  • Yoji Tokuyoshi: Tokuyoshi, em Milão, Itália (1 estrela Michelin).

Cada Chef será responsável pela apresentação de dois jantares nos restaurantes do hotel: Biscotti, Madison, Spice Market e Shintaro.

Outros eventos, como o Brunch Gourmet, terão lugar no dia 8 de setembro de 2019, no lobby do hotel e no Aqua Bar, locais de eleição de quem lá passa.

O evento dá as boas vindas, não só a Chefs de cozinha, mas também a todos os amantes da gastronomia, que poderão assistir às aulas de culinária apresentadas pelos vários Chefs convidados e ainda provar alguns dos pratos preparados.

Também o Chef holandês Roger Van Damme, vencedor do prémio de Melhor Chef de Pastelaria a nível mundial nos prémios “Best Chefs Awards”, em 2017, fará parte da lista de convidados. Nos dias 5 e 6 de setembro de 2019, o Chef irá apresentar uma aula, na qual serão confecionadas quatro sobremesas no lobby lounge do hotel.