Login
Atualizado a 23 Jul, 2019

Marlene Vieira faz a melhor Patanisca

Marlene Vieira

A Chefe Marlene Vieira foi a vencedora do prémio da “Melhor Patanisca  Lisboeta” no Festival “Peixe em Lisboa”, que está a decorrer, entre os dias 4 e 14 de abril, no Pavilhão Carlos Lopes.

Conseguir uma patanisca crocante, com pouca gordura e equilíbrio de massa, foram as qualidades que lhe valeram a distinção.

Entre os finalistas encontram-se nomes como a Taberna da Rua das Flores, Casa da Comida, Panorama (Hotel Sheraton), D’ Bacalhau (vencedor no ano passado), Casa do Bacalhau e Sem Dúvida.

A patanisca lisboeta conta com os seguintes ingredientes: ovo, farinha, água, sal, salsa e pimenta  e bacalhau. Na tradição familiar de Marlene, casa da sua avó minhota, não havia postas altas de bacalhau e, portanto, o bacalhau era desfiado fino, o que acaba por dar crocância à patanisca.

 “Fico muito feliz de, com esta patanisca, homenagear a minha avó – e contribuir para que não se perca a boa confeção das iguarias tradicionais”, afirmou a chef do restaurante Panorâmico, no TagusPark de Oeiras.

Fortemente reconhecida pela sua ligação à doçaria, com obra publicada sobre o tema, com um episódio emitido na série da RTP, “A História da Gastronomia Portuguesa”, Marlene Vieira vai publicar um livro sobre sobremesas, em junho, com o jornal Expresso.