Login

Sogrape está de luto: faleceu Fernando Guedes

Fernando Guedes

Foi na manhã de ontem, dia 20 de junho, que faleceu o Comendador Fernando Guedes, um dos líderes da Sogrape, aos 87 anos.


Foi o primeiro dos sete filhos de Fernando van Zeller Guedes e de Maria Amália Cabral Lopo de Vasconcelos van Zeller Guedes, tendo nascido em 1930, na Quinta da Aveleda.

Passou pela Faculdade de Economia de Lisboa mas, em 1952, entrou na Sogrape e dedicou a vida aos vinhos. Iniciou-se como aprendiz de tanoeiro e acabou a presidir a empresa. Isto depois de ter ido para Dijon, França, para estudar Enologia, assumindo em 1956, depois do regresso, a direção técnica da empresa.


Fernando Guedes reformou-se aos 70 anos, passando a empresa para os filhos Salvador, Manuel Pedro e Fernando Guedes, este último o CEO do grupo. Mas dez anos depois, aos 80, ainda ia diariamente ao escritório, visitava as quintas e adegas para se manter a par dos assuntos.


Em 2010 foi eleito “Produtor Europeu do Ano” pela revista Wine Enthusiast, foi considerado o “Sr. Vinho” pela revista Grandes Escolhas e recebeu o “Prémio Homenagem” da Revista de Vinhos.