Login

Dia da Gastronomia vai ter selo e carimbo oficial dos CTT

Assembleia da RepublicaAmanhã, dia 24 de maio, vai ser apresentado, na Assembleia da República, o selo comemorativo, o postal e o carimbo dos CTT no âmbito das celebrações do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa.

O objetivo é destacar a importância da gastronomia como fator agregador e de orgulho para todos os portugueses, ao qual se junta a filatelia nacional. O lançamento terá lugar na Sala da Biblioteca da Assembleia da República pelas 17h numa parceria entre os CTT, a Federação das Confrarias Gastronómicas de Portugal e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

Olga Cavaleiro, presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, afirma: “Representa, acima de tudo, o retorno da dádiva, o agradecimento a este Órgão de Soberania e o esforço desenvolvido pela defesa da gastronomia portuguesa, elemento fundamental no desenvolvimento económico e na afirmação da identidade nacional”.

O Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa tem este momento oficial na Assembleia da República, concluindo um processo que se iniciou com os contactos estabelecidos com os Grupos Parlamentares em 2015 onde foi aprovado por unanimidade o projeto de resolução nº 1453/XII no dia 23 de Junho que institui o último domingo de maio de cada ano como Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa.

A apresentação ocorre na semana que antecede o Dia da Gastronomia, a par de outros eventos como a Rota dos Restaurantes que tem início já no próximo sábado, com cerca de 50 restaurantes de todo o país que disponibilizam pratos típicos com desconto até 50%.

As ações preparam o espírito para a grande celebração do Dia da Gastronomia, já no próximo dia 29 em Aveiro onde não faltam atividades para toda a família. Desde mostras gastronómicas, demonstrações culinárias, piqueniques, atividades para crianças, exposições e os concertos de Diogo Piçarra e Katia Guerreiro, artistas de renome nacional.

O Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa é uma ação promovida conjuntamente pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, com o apoio do Turismo do Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Aveiro, à qual se juntam diversas instituições públicas e privadas, fazendo sobressair a importância da gastronomia nacional. A organização pretende comemorar efusivamente cada último domingo de maio, cada ano numa cidade e região diferente.