Login

Senhora do Carmo: navegar no Douro a provar vinhos

Senhora do Carmo
 
O turismo e a enologia andam a par e par. Prova disso é o lançamento de um novo wine boat, da empresa Rivus, na zona do Douro. O passeio entre quintas com enoturismo inclui a degustação de vinhos, de diferentes quintas, acompanhada pelo cenário da região.
 
O “Wine Boat não é apenas mais um barco a navegar no rio Douro” assegura António Chaves e Rui Batista, tripulantes e sócios fundadores. António Chaves explica que “este barco foi pensado desde o início para o enoturismo, desde o serviço a bordo de provas de vinho passando pela cozinha para elaboração de harmonizações gourmet. A experiência no enoturismo veio trazer a este projeto uma capacidade de resposta única, onde cada detalhe é pensado em função dos amantes do vinho e das suas exigências.”  reforça o mesmo responsável da Rivus.
 
O “Senhora do Carmo” é um trawler de origem inglesa de 1971, recuperado e clássico. Dispõe de uma zona sombreada para uma refeição ligeira e provas de vinhos, bem como uma zona de solário na proa.
 
Paula Sousa, da Quinta Nova afirma “Estará atracado no cais do Ferrão e fará igualmente embarque/desembarque de turistas no cais do Távora, facilitando o acesso até nós, assim como a outras quintas da margem norte do rio, em passeios exclusivos ou previamente definidos, sempre ao longo do coração do Douro vinhateiro.”
 
Desde 1990 que a inauguração da via navegável do Douro abriu uma porta ao turismo, mais tarde consolidada com a classificação do Douro como Património Mundial da UNESCO. São 210 km de um rio que bate recordes de passageiros nas embarcações que o cruzam, mas que igualmente atrai cada vez mais turistas que optam por viajar em pequenas embarcações com um serviço personalizado.