Login

Projeto sobre raízes da gastronomia disponível online

A comida portuguesa a gostar dela própria
 
A procura das raízes da gstronomia portuguesa é relatada numa série realizada por Tiago Pereira, em conjunto com a equipa do Esporão e do Chef André Magalhães. Esporão & A Comida Portuguesa a Gostar Dela Própria já conta com 18 episódios, a participação de 16 chefs e ensina 77 receitas tradicionais.
 
Foi em 2015 que começaram a percorrer Portugal à procura de tradições, métodos e receitas que passam de geração em geração. “Tudo começou no Algarve, no primeiro episódio, com um ensinamento do Sr. Toni Coelho sobre o Litão, peixe típico da zona de Olhão e da Ria Formosa, e uma receita de Cataplana de Litão e Algas, do Chef André Magalhães” refere o Esporão em comunicado.
 
A coleção já conta com 18 episódios e 59 pequenos vídeos, das mais de 50 localidades visitadas as suas receitas tradicionais, e está disponível a todos no canal de YouTube e no site Esporão.

Cada episódio conta com a presença de um chef, convidado a partilhar a sua interpretação de uma receita, utilizando ingredientes regionais, muitos deles pouco conhecidos do grande público. Nos 18 episódios participaram nomes como José Júlio Vintém, Vítor Claro, André Magalhães, Bertílio Gomes, Hugo Brito, Inês Dinis, João Rodrigues, José Pinheiro, Júlio Pereira, Marco Gomes, Margarida Rego, Pedro Pena Bastos, Renato Cunha, Rodrigo Castelo, Rui Oliveira, e Rui Paula.
 
“Enquanto produtores de vinho e azeite assumimos também o compromisso de conhecer aquilo que lhe é indissociável – a nossa Gastronomia. Procuramos, com este projecto, preservar a memória e diversidade gastronómica menos visível no nosso dia-à-dia; amplificar aquilo que nos torna únicos nesse âmbito; reforçar a nossa identidade e genuinidade; e no limite, inspirar a construção de um futuro mais sólido pelo conhecimento acumulado” Catarina Santos, Diretora de Marketing do Esporão
 
 
 

A Associação Música portuguesa a gostar dela própria tem, desde 2011 com o trabalho do realizador Tiago Pereira, vindo a criar uma consciencialização para o conhecimento e importância de um património vivo e muitas vezes esquecido de tradição oral, cantigas, romances, contos, práticas sacro-profanas, músicas, danças e também gastronomia. 

 

Fundado em 1973 por José Roquette e Joaquim Bandeira, o Esporão é uma das mais importantes empresas de vinhos em Portugal.Está presente na região do Alentejo, onde produz vinhos como o Esporão Reserva e o Monte Velho, assim como azeites virgens extra. Integrado nas adegas, está o Enoturismo da Herdade do Esporão. Na continuidade do projeto do Esporão está a Quinta dos Murças, propriedade na região do Douro, onde são produzidos vinhos de terroir com selo de garantia Esporão.