Login

METRO lança ferramentas digitais para canal horeca

Novos servicos para o canal horeca
A METRO, do qual faz parte a Makro Portugal, apresentou a plataforma “Digital Club” com o objetivo de contribuir para a digitalização de restaurantes, hotéis e empresas de catering a nível internacional.

O “Digital Club” promete aconselhamento e apoio a todas as questões relacionadas com as ferramentas, bem como uma plataforma digital para diálogo, partilha de conhecimentos e construção de uma comunidade.

“O setor hoteleiro pode beneficiar, e muito, com a utilização de soluções digitais. Com a plataforma Digital Club, criamos uma plataforma que interliga os negócios independentes a soluções inovadoras. Através desta oferta, queremos contribuir ativamente para a digitalização”, diz Olaf Koch, Presidente do Conselho de Administração da METRO AG. “Até 2020, queremos chegar a meio milhão de restaurantes na Europa e fornecer-lhes soluções digitais. Neste contexto, o extenso alcance internacional da METRO representa uma vantagem crucial para empresários e empreendedores.”

O projeto envolve uma grande variedade de serviços: desde reservas online, passando por sistemas de check-out, até à gestão de Recursos Humanos. “A resposta dos nossos clientes nas 500 empresas-piloto é muito positiva. Juntos desenvolvemos diferentes ferramentas que demonstraram ser bastante benéficas, ao nível económico, para os proprietários dos negócios”, acrescenta Olaf Koch.

As oportunidades potenciadas pelas soluções digitais são vastas: mais clientes, vendas mais elevadas, alívio das tarefas administrativas, redução dos custos operacionais e, por último, poupanças de tempo significativas, o que lhes dá a possibilidade de se concentrarem noutras tarefas importantes – os seus clientes e a experiência gastronómica, por exemplo.


A METRO estabeleceu a entidade digital independente “HoReCa.digital” para identificar e validar soluções digitais para o setor hoteleiro. A sua tarefa passa pela gestão das soluções digitais desenvolvidas e também das soluções digitais inovadoras desenvolvidas por startups.

Desde 2015 que a METRO tem promovido startups selecionadas que oferecem soluções digitais para o setor hoteleiro com o programa METRO Accelerator powered by Techstars. A METRO implementa estas soluções em 500 empresas piloto em Berlim, Paris, Milão e Viena e testa-as pelo seu valor acrescentado e aceitação dos próprios restaurantes.


Presença na internet e ferramenta de reservas online gratuita


As primeiras soluções digitais a serem lançadas internacionalmente são a presença individual na internet e uma ferramenta de reserva online. Aproximadamente 15 000 clientes encontram-se já a utilizar a presença na internet inteiramente gratuita.

Ambas as ferramentas são consideradas ferramentas básicas, mas, com grande impacto, uma vez que muitos restaurantes não têm ainda visibilidade online. Em muitos casos, simplesmente não possuem recursos ou tempo para entrar no mundo das soluções digitais. Os seus websites, geralmente, não estão otimizados para os motores de busca e, portanto, não aparecem diretamente nos resultados de pesquisa.

Por outro lado, ainda existem muitos restaurantes que não têm uma presença própria na internet. É neste ponto que a METRO entra: com esta ferramenta, os proprietários de restaurantes podem construir o próprio website profissional em poucos minutos e à distância de poucos cliques. Esta ferramenta encontra-se diretamente integrada com o Google Maps, melhorando significativamente a visibilidade digital e a localização dos negócios – o primeiro passo para a digitalização.

A Makro, filial portuguesa do grupo alemão Metro, é uma empresa que opera na distribuição grossista, que vende na sua maioria produtos alimentares e não alimentares. A Makro está presente em Portugal desde 1989 e conta atualmente com 10 lojas. A METRO é especialista internacional em comércio grossista e retalho alimentar. A empresa opera em 35 países e emprega mais de 150.000 pessoas em todo o mundo.