Login
Atualizado a 17 Apr, 2019

Starbucks Reserve Roastery em Tóquio: uma homenagem ao café, ao chá e à cultura local

Starbucks Reserve Roastery Inside
 
Starbucks Reserve Roastery é o nome do novo espaço de Tóquio, o primeiro do género no Japão e o quinto no mundo, que representa uma homenagem ao café de qualidade Premium, à inovação e às ligações humanas.

O novo espaço vai servir mais de 100 bebidas únicas à base de café e chá, merchandising e, pela primeira vez no Japão, as especialidades da pastelaria italiana Princi com uma seleção de pães, focaccias, pizzas e cornettis, elaboradas e cozidas diariamente de forma artesanal.

Para fazer uma homenagem ao chá japonês, lá será instalado o maior Teavana Bar do mundo. O espaço localiza-se no segundo andar e oferece uma carta de bebidas exclusivas à base de chá.
 
Uma das propostas mais surpreendentes é o Golden-Sky Black Tea Latte, inspirado nos pores do sol do oriente, à base de chá preto com notas de cardamomo e curcuma, coberto com açúcar de curcuma e coroado com algodão doce dourado.
 
Starbucks Reserve Roastery Tea
 
No quarto andar, encontra-se o AMU Inspiration Lounge, um espaço dedicado à comunidade, que promove conversações de impacto social e serve de plataforma para que os mais criativos possam transmitir as suas ideias mais inspiradoras.
 
O conceito de “amu”, que significa “tecer juntos” em japonês, é baseado na criação de momentos de ligação humana à volta de uma taça de café. A AMU prevê converter-se na primeira associação certificada para transmitir formação de café de especialidade no Japão.
 
No terraço do último andar, a criatividade continua no bar Arriviamo™, um espaço dedicado à inovação e à mixologia artesanal, oferecendo uma seleção de cocktails à base de cafés e chás exclusivos no mundo, como o Tokyo Pour Over: café filtrado misturado com Uísque japonês num tokkuri, (tradicional decanter de saké).

Localizado no bairro de Nakameguro de Tóquio, o design da nova Roastery é inspirado nas cerejeiras que rodeiam o rio Meguro. O edifício de vidro integra-se na paisagem, refletindo a beleza natural e a sensação de harmonia que se encontra no Japão. Liz Muller, diretora criativa das cinco Roasteries Starbucks no mundo, colaborou com o arquiteto Kengo Kuma. 
 
Dentro da Roastery, os artesãos locais trabalharam para incorporar a experiência e arte tradicional aos elementos de design. Exemplo disso é o teto de madeira, feito com matérias-primas locais e inspirado na técnica de origami.
 
Starbucks Reserve Roastery
 
Destaca-se também o barril de café feito de cobre e decorado com flores de cerejeira artesanais. Foi construído usando a técnica de tsuchime, uma tradição de martelamento de cobre, onde cada pessoa envolvida na construção da Roastery teve a oportunidade de trabalhar uma parte, com o objetivo de deixar a sua marca.