Login

Ano Novo Chinês comemora-se no Suão

2019 no Suão

 

É amanhã, 5 de fevereiro, que se comemora o primeiro dia do ano do calendário chinês. No Suão, localizado na Avenida de Roma em Lisboa, o chef Luís Cardoso e o head-bartender Vasco Martins prepararam um prato e um cocktail para celebrar com gosto, que estarão disponíveis até ao dia 28 de fevereiro.


Luís Cardoso homenageia o porco com o Char-Siu, umas espetadas marinadas numa mistura doce, feitas no forno, com legumes asiáticos salteados no wok e uma taça de arroz de jasmim. Para que a tradição seja seguida à regra, haverá também os Jiaozi, os dim sum típicos e habitualmente consumidos no ano novo chinês.

In Pig we trust

Vasco Martins criou o cocktail ‘In Pig We Trust’: infusionou o destilado chinês Baijiu com bacon, e adicionou-lhe xarope de Pu Ehr (um chá tradicional chinês), sumo de limão e leite de arroz.


O calendário chinês é lunissolar, o que significa que se rege tanto pelas fases da lua como pela posição do sol. Por isso, o ano começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário.