Frutitec

Login

Concurso para a criação do Doce Cabeceirense

Concurso em Cabeceiras de Basto
 
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto vai lançar, no próximo dia 11 de janeiro, um Concurso para a criação de um Doce Cabeceirense. Deverá ser um doce ou bolo, concebido com ingredientes locais, e as inscrições estão abertas até ao dia 28 de fevereiro.
 
A iniciativa pretende reforçar e valorizar o que se fazia no núcleo familiar, principalmente pelos avós. Pretende ainda incentivar a inovação das pastelarias locais e sensibilizar os agentes económicos e a população para a importância dos produtos endógenos, em especial, o mel, as ervas aromáticas, o vinho verde, o leite, as frutas, designadamente o codorno, no contexto do desenvolvimento do território de Cabeceiras de Basto.

Durante os meses de março e abril será desenvolvido o produto e no dia 18 de maio o júri fará a avaliação das propostas a concurso.

 O concurso sucede a uma ação de formação, realizada em parceria com o IEFP, designada Vida Ativa Emprego Qualificado de Pastelaria Conventual. Decorreu de maio a dezembro, com a participação de mais de duas dezenas de formandas, com o objetivo de criar o futuro Doce Cabeceirense. Na formação participaram alguns convidados especiais, como Chefs e Mestres Pasteleiros.

A iniciativa insere-se no programa ‘Mosteiro de Emoções’, que tem como elemento central o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, monumento beneditino em Cabeceiras de Basto. O programa estende-se até julho deste ano e assenta em parcerias alargadas que vão desde as instituições locais a diversas entidades regionais e nacionais.