Login

Sabores quentes na nova carta do Divinus

Chef Hugo Silva

Hugo Silva, chef do Divinus, o restaurante do Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa, em Évora, desenvolveu novos pratos para a época Outono / Inverno.


Vieiras salteadas com escorcioneira, couve de bruxelas, amêndoa e cacau é uma das novidades. O prato tem um ingrediente muito especial, a escorcioneira, planta que se pensa ter sido introduzida na região pelos legionários romanos. No final do séc. XX chegou a ser considerada extinta no Alentejo. No entanto, em 2009, a planta foi reintroduzida por iniciativa da Associação Slow Food Alentejo com o apoio do Hotel Convento do Espinheiro, sendo este o único local no país onde é hoje possível saborear segundo a sua receita antiga.

Vieiras salteadas com escursioneira couve de bruxelas amendoa e cacau


Inspirado na tipicidade da cozinha portuguesa, a nova carta do Divinus não deixa nada ao acaso e surpreende com um prato de bacalhau curado confitado com grão, couve portuguesa, ovo e legumes. Para quem prefere carne, o chef Hugo Silva criou presa de porco preto grelhada, texturas de batata-doce e couve coração.


Se é um amante do vegetarianismo tem à sua disposição várias sugestões - desde quinoa e legumes biológicos, tortellinis de espinafres com cogumelos e parmesão ou cenouras assadas com trigo-sarraceno e vinagrete de mascarpone.

 

Presa de porco preto grelhada texturas de batata doce e couve coração


A carta inclui ainda pratos como ameijoa bulhão pato, à brás de pombo, tártaro de veado, esferas de codorniz com molho tomate e ervilhas com chouriço e ovo escalfado. Nas sobremesas, destaque para o soufflé de chocolate caramelo e pêra.


O chef Hugo Silva está no restaurante Divinus há ano e meio, tendo iniciado a carreira no mundo da cozinha no Centro de Formação Profissional do Sector Alimentar. Estagiou no Lawrence’s Hotel e passou pelo Hotel Vila Galé Cascais, restaurante Hofmann (1 estrela Michelin) e Sant Pau (3 estrelas Michelin). No currículo tem ainda outros restaurantes como o Hotel Albatroz, Fortaleza do Guincho e o Buerehiesel, em Estrasburgo.