Login

IKEA inova com almôndegas de salmão


IKEA almôndegas de salmão
 
Almôndegas de salmão é a receita novidade nos cinco restaurantes das lojas IKEA, em Portugal, que se juntam às almôndegas suecas, de frango e vegetarianas. O objetivo da marca é oferecer alimentos cada vez mais saudáveis e sustentáveis.
 
As novas almôndegas têm como base o salmão com certificação ASC e bacalhau com certificação MSC, temperadas com algas marinhas e erva-cidreira.
 
“As almondegas de salmão representam mais um passo na estratégia de IKEA Food para oferecer refeições saudáveis e provenientes de recursos mais responsáveis, a preços acessíveis, aos nossos clientes. Em Portugal estamos muito orgulhosos por termos participado no desenvolvimento deste produto e por sermos o primeiro país a introduzi-lo nossos restaurantes IKEA Loulé, IKEA Alfragide, IKEA Loures, IKEA Braga e IKEA Matosinhos”  Nuno Ceitil, responsável de IKEA Food da IKEA Portugal
 
Um primeiro teste em dois restaurantes da IKEA Portugal demonstrou resultados muito positivos: mais de 80% dos clientes que experimentaram as almôndegas de salmão gostaram e quase 90% dos inquiridos reconheceram a nova opção como mais sustentável.
 
“Para o desenvolvimento das novas almôndegas, analisámos o processamento do salmão e percebemos que existe muito potencial para utilizar outras partes do peixe que não são utilizadas na produção dos nossos lombos de salmão.
 
Em conjunto com os nossos fornecedores, trabalhámos na otimização do processo e criámos esta receita saborosa, ótima fonte de proteína e com uma «pegada» de carbono mais baixa”, refere Sabrina Anania-Stepanian, responsável pelo desenvolvimento de produtos IKEA Food.
 
As almôndegas de salmão serão inicialmente servidas em países selecionados e posteriormente a oferta será alargada a outros mercados.

Sendo um dos peixes mais característicos das cozinhas sueca e escandinava, atualmente, os restaurantes e as lojas suecas IKEA oferecem vários produtos de salmão de origem responsável, nomeadamente lombos de salmão e salmão fumado.
 
A ASC (Aquaculture Stewardship Council) é uma organização internacional sem fins lucrativos que estabelece padrões ambientais e sociais para a certificação e gestão responsável de explorações piscícolas. Contribui para garantir a vida dos oceanos e a subsistência das populações que dependem da exploração piscícola.
 
A MSC (Marine Stewardship Council) é uma organização internacional sem fins lucrativos que certifica práticas de pesca sustentável. A MSC certifica práticas responsáveis, que mantenham a continuidade das populações piscícolas e reduzam o impacto no meio ambiente.